Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Notícias - Artigos

A construção de uma grande marca

A construção de uma grande marca

Muitas empresas que hoje vemos liderar mercados começaram como pequenos negócios, mas com alguns conceitos e princípios que as transformaram em grandes empresas, com grandes marcas. São muitas as etapas para se conseguir isto. Compartilharei aqui algumas que considero relevantes.

PRODUTO É aquele momento onde o empreendedor enxerga uma oportunidade de mercado, seja uma melhoria em algo existente ou algo completamente novo.
NOME. A definição do nome além de fixar uma identidade no mercado muitas vezes já explica o negócio. Alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo: ser curto, ter fácil pronúncia, ser diferente da concorrência, e ainda poder ser lembrado com facilidade por todos.

PENSE GRANDE
. Muitos pensam que criar uma marca é coisa para grandes empresas, mas não é. A marca é o seu maior patrimônio e deve ser muito bem planejada. Dedique atenção a sua logomarca, escolhendo cores e identidade visual desde o primeiro dia.

POSICIONAMENTO. Defina bem quem é o seu público-alvo e onde ele está. Geralmente um novo serviço ou produto resolve a questão preço ou foca na qualidade, mesmo com um maior valor agregado. Se você tornar algo acessível a todos, e com melhor qualidade, é sucesso na certa.

COMUNICAÇÃO. Sabemos que não basta termos todos os itens acima se ninguém souber da sua existência. Contar com o “boca a boca”, hoje em dia, não faz mais sentido. Use a comunicação para mostrar a todos os seus benefícios e diferenciais, sem esquecer da presença digital.
Depois de percorrer todas as etapas anteriores devemos cumprir as promessas feitas na comunicação. Desde o atendimento, o pós-venda, a qualidade, e até a experiência de compra. Abraham Lincoln disse: "Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”.

Em Santa Catarina temos vários exemplos de grandes marcas. Na ADVB/SC mostramos estes cases para inspirarmos o mercado. Um bom exemplo é o nosso Prêmio Top de Marketing e Vendas, evento ao qual convido a todos para participarem e moverem o seu mercado.