Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Notícias - Artigos

A era do compartilhamento

A era do compartilhamento

A tecnologia impacta de forma contínua a maneira como as pessoas vivem e se relacionam. Na maioria das vezes, as mudanças são incrementais, com pequenos avanços. Em vez de usar automóveis, cada vez mais nos deslocamos com motoristas de aplicativos – ou, recentemente, dividimos com patinetes e bicicletas. Nas viagens, utilizamos por uns dias a casa de outras pessoas. A facilidade e instantaneidade de comunicação garantidas pela rede também é uma delas.

Não por acaso, ganha força cada vez mais a ideia do compartilhamento – e não falo aqui da disseminação de informações ou postagens em rede social. O compartilhamento que faz diferença é de cooperação, construção e difusão de conhecimento.

As propaladas startups ou os “ecossistemas” de inovação têm fóruns de discussão pública permanentes e produzem cada vez mais plataformas de consulta e produtos com códigos abertos para que o próprio usuário colha e acrescente experiências. Todos sabem que assim ganham em dinâmica e, consequentemente, agregam valor aos negócios.

Essa realidade não deve e não pode ficar restrito às empresas de tecnologia. Há necessidade de ultrapassarmos décadas em que “o segredo do negócio” era guardado a sete chaves. Hoje vivenciamos o contrário: a troca de informações possibilita que o negócio fique ainda melhor.

No campo da prestação de serviços podemos citar os exemplos de médicos e advogados que, embora concorrentes, atuam numa mesma área de especialidade, desenvolvendo esforços conjuntos e de compartilhamento – debates, workshops, estudos e investimento em tecnologia – para que as soluções de suas áreas de atuação sejam as melhores e mais eficazes.

O desafio agora é gerenciar essa nova característica empresarial, preparar os profissionais para que desenvolvam essa qualidade pessoal, inseri-la no contexto gerencial das companhias e transformá-la num produto de marketing, seja ele empresarial ou profissional. O compartilhamento será um ingrediente cada vez mais importante na receita para atingir excelência e sucesso, agora e no futuro.

Tullo Cavallazzi Filho - Diretor de Relações Institucionais da ADVB/SC