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O que a Netflix nos ensinou sobre Marketing

O que a Netflix nos ensinou sobre Marketing

Não é à toa que a Netflix, o serviço de streaming mais acessado no mundo, se tornou uma verdadeira ameaça à TV por assinatura em tão pouco tempo. No entanto, o sucesso da Netflix não se deu da noite para o dia e nem foi resultado de um passe de mágica.

A empresa se tornou uma referência – e uma inspiração – não apenas aos seus assinantes, mas também aos profissionais de Marketing.

Mas antes de analisar as ações da Netflix, deve-se entender a ruptura do serviço de streaming. O professor americano Clayton M. Christensen conseguiu contextualizar isso em sua teoria:

inovação sustentadora e inovação disruptiva (ou ruptora). A sustentadora, é o produto ou serviço que esta no mercado e há opções ou novas tendências de consumidores (e/ou nichos), uma forma de levar uma nova proposta de valor.

A disruptiva é a quebra de paradigma, tem a intenção de criar um novo mercado para consumidores ou 'não-consumidores' (aqueles que ainda não são diretamente). Algumas vezes há uma qualidade inferior, mas com um preço acessível. Um exemplo, foi a Gol quando começou suas operações de voo doméstico, eram clientes sensíveis a preço, um mercado que não existia no Brasil. (CHRISTENSEN, 1997)

Marketing disruptivo
A verdade é que as campanhas de marketing da Netflix têm sido pautadas pela inovação e pelas ações disruptivas, o que pode ser visto nas campanhas regionais de séries de produção original e de sucesso mundial, em que subcelebridades brasileiras protagonizam seus enredos.

https://www.youtube.com/watch?v=oJhBh0scBOU
https://www.youtube.com/watch?v=rLb3lc0N_4o
https://www.youtube.com/watch?v=fyPhS4Wlk4E

O tom inovador dessas campanhas alcançou um sucesso muito superior às expectativas da própria empresa. Os clientes brasileiros não só receberam tais estratégias com braços abertos, como esperam ansiosamente pelos próximos lançamentos.

O legado Netflix
Como nós, profissionais do Marketing, podemos nos inspirar e levar para o nosso dia a dia profissional os ensinamentos da Netflix? Veja abaixo:

Agregar valor
No caso específico da Netflix, o assinante paga uma taxa acessível para ter acesso a um acervo ilimitado de filmes, séries e documentários, opções preferidas do público-alvo da empresa.

Esse sistema, que no princípio causou desconfiança no público e o desdém das TVs por assinatura, logo mostrou a que veio e, hoje, muitos assinantes diminuíram e, em alguns casos, até cancelaram seus pacotes com as operadoras e permaneceram com o serviço de streaming.
O que podemos aprender: entregar o máximo de valor por um serviço acessório até que ele se torne vital ao seu cliente é o segredo da fidelização eficiente. O fato de se pagar pouco por um serviço ilimitado faz toda a diferença.

O poder do algoritmo
Seguindo o modelo de outra gigante, o Facebook, a Netflix apostou na implantação de um algoritmo que se baseia no que o seu usuário pesquisa para enviar mais conteúdo semelhante ao que foi pesquisado através do recurso “recomendado para (nome)”.

Foi uma maneira que a empresa encontrou para facilitar o trabalho que seu usuário supostamente teria ao ter que procurar algo que poderia lhe interessar. Grande parte dos usuários do serviço utilizam o serviço.

O que aprendemos: facilitar a vida do cliente entregando a ele um serviço ou produto complementar que também poderá lhe agradar. Muitas vezes, o cliente não sabe o quanto precisa de algo até que lhe é apresentado.

Facilidade, simplicidade e eficiência
Para que o cliente conheça o produto e se torne um cliente fiel, a Netflix dá um mês gratuito de acesso ilimitado. Palavras como “grátis”, “gratuito” e “ilimitado” chamam a atenção de qualquer pessoa imediatamente.

Após a adesão, por meio de uma taxa única, o cliente Netflix acessa seus programas favoritos pelo computador, smartphone ou tablet, independentemente de onde estiver. Além disso, o login só precisa ser efetuado no primeiro acesso e todos os seus programas podem ser retomados de onde foram interrompidos.

Quer alterar a forma de pagamento, acrescentar mais perfis ou mesmo cancelar o serviço? Tudo isso pode ser feito online, sem o contato direto com um vendedor que utiliza todos os argumentos e desperdiça tempo valioso do cliente, sem contar que esgota sua paciência tentando retê-lo.

A facilidade, simplicidade e eficiência do serviço são o tripé do sucesso da empresa.

O que aprendemos: diante de um mercado exigente, simplificar a vida do cliente e disponibilizar soluções e recursos que ele mesmo possa utilizar resultam em sua fidelização.
Empresas como a Netflix são casos que devem ser estudados e servir de inspiração pelos profissionais de Marketing para que, independentemente do cliente, as estratégias sejam certeiras e alcancem os objetivos planejados.

Equipe de redação da agência Metamídia – Marketing Digital.