Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Notícias - Artigos

'Que tal se tornar global?', por Valdirene Teixeira, VP de Relações Internacionais da ADVB/SC

'Que tal se tornar global?', por Valdirene Teixeira, VP de Relações Internacionais da ADVB/SC

Escrever que as organizações precisam internacionalizar seus negócios nesse mundo globalizado é bem clichê, mas por que é importante e vital para as empresas/entidades se projetarem em outros mercados? A resposta é simples e objetiva: para o seu desenvolvimento e como consequência, seu crescimento. Empresas são organismos vivos e a interação, a troca de experiências e o compartilhamento de conteúdo e ideias, promovem o desenvolvimento das pessoas, consequentemente, o desenvolvimento das organizações.

Buscar novas ideias e se apropriar de conceitos e experiências originadas de outras culturas, nos tiram da zona de conforto e nos fazem pensar “fora da caixa”. Momentos de integração e de relacionamento com empresas e profissionais com práticas diferentes das nossas, nos colocam em patamares superiores de competitividade e estratégia, pois temos a oportunidade de solucionar problemas ou implementar tecnologias, a partir da experiência de outros.

E como as áreas de marketing e vendas contribuem com esse movimento? Potencializando o poder das marcas e aperfeiçoando os canais de vendas. Mostrar os diferenciais dos produtos e serviços, bem como a força das marcas locais, faz com que as empresas fomentem novos negócios e gerem oportunidades de parcerias, que desenvolvem toda a comunidade envolvida. É importante salientar que quando acontece o processo de internacionalização de uma marca, todo o seu trade também cresce.

Essas iniciativas elevam o patamar das empresas ou entidades, pois é natural o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo, seja de forma direta ou indireta. A cultura de uma liderança de vanguarda e conectada com o que há de mais atual no mundo promove elevados níveis de produtividade e competitividade, tornando a região mais próspera e desenvolvida, gerando maior crescimento, lucratividade e qualidade de vida.

Desde 1992, que a ADVB/SC, entidade representativa de marketing e de vendas em Santa Catarina, promove ações internacionais visando a troca de experiências entre países e entidades: 1º. Congresso de Marketing do Cone Sul, com a palestra de Henry Kissinger, Nobel da Paz de 1973, na gestão de Roberto da Luz Costa; Seminário Marcas de Sucesso, em 1995, com palestra de Venkat Padmanabhan, professor da Stanford University, na gestão de Paulo S. G. Prisco Paraíso; em 2009, palestra com Rudolph Giuliani, sobre segurança e gestão em turismo, na gestão de Carlos Joffre do Amaral Neto.

A partir desse contexto, com o objetivo de intensificar ações que agreguem conhecimento de marketing e vendas, e que também mostrem o potencial das marcas catarinenses, a ADVB/SC, na atual gestão, lança o projeto ADBV Global, que já contou em 2018, com duas ações internacionais: 02/04, lançamento do livro Gestão de Marketing para Executivos Brasileiros, cujos autores Noel Capon e Carlos Felipe dos Santos Rocha, são professor e ex-aluno da Columbia University, respectivamente; e em 12/04, palestra com Dr. Kumar Krishen, cientista e pesquisador da NASA.

Além disso, a ADVB/SC firma parceria com a principal entidade canadense de marketing e vendas, a Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), que proporcionará aos associados e a sociedade, troca de experiência e conhecimento, consolidando o seu compromisso com o desenvolvimento dos profissionais de marketing e vendas de Santa Catarina.
 


Autor: Valdirene Teixeira - Vice-presidente de Relações Internacionais da ADVB/SC